Araxá Agora

Quarta-feira, 22 de Abril de 2026
Prefeitura reforça orientação sobre circulação de caminhões pesados nas avenidas centrais de Araxá

Cidade

Prefeitura reforça orientação sobre circulação de caminhões pesados nas avenidas centrais de Araxá

Placas informativas estão instaladas em todas as entradas da cidade

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, reforça a orientação sobre a circulação de veículos com peso acima de 14 toneladas nas avenidas Dâmaso Drummond, João Moreira Sales, Senador Montandon e Imbiara. Motoristas que chegam ao município por acessos como as BRs 262 e 146 e a MG-428 muitas vezes utilizam caminhos que passam por vias centrais, o que resulta no aumento da circulação de caminhões dentro da cidade. 

Entre os prejuízos causados pela circulação de caminhões pesados em vias não permitidas estão o impacto na fluidez do trânsito, danos ao pavimento, risco de arranque de fios da rede aérea e outros transtornos à mobilidade urbana.

Com objetivo de orientar os motoristas, placas informativas estão instaladas em todas as entradas da cidade e em pontos estratégicos, indicando os trajetos permitidos. Para caminhões e carretas acima do limite de peso, o trânsito pode ser realizado pelas avenidas Tancredo Neves, Geraldo Porfírio Botelho, José Ananias de Aguiar (Comboio) e Ministro Olavo Drummond. 

Leia Também:

Além disso, para garantir o cumprimento da medida, agentes de trânsito estão diariamente em horários alternados, presentes nas avenidas realizando orientações aos motoristas e fiscalização na via. O trecho também é monitorado por câmeras de videomonitoramento, que auxiliam na fiscalização e identificação de possíveis infrações.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente configura infração média, estando o condutor sujeito à penalidade de multa.

A secretária municipal de Segurança Pública, Naiara Pacheco, explica que a medida busca organizar o trânsito e preservar a infraestrutura urbana. “As fiscalizações têm o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito em importantes vias da cidade e evitar danos à infraestrutura urbana. Reforçamos a importância da colaboração dos condutores, respeitando a sinalização e as normas de circulação, contribuindo para um trânsito mais seguro e organizado no município”, destaca.

Rotas

Acesso pela BR-262 (sentido Uberaba – Araxá) em direção a MG-428

Av. Ministro Olavo Drummond, Av. José Ananias de Aguiar (Comboio), Av. Geraldo Porfírio Botelho, Av. Tancredo Neves e MG-428.

• Para acesso a Mosaic: virar à direita no fim da Av. José Ananias de Aguiar (sentido Barreiro).

Acesso pela BR-146 ou BR-262 (sentido Belo Horizonte – Araxá) em direção a MG-428

No trevo de entroncamento entre as BRs 262 e 146, percorra cerca de 10 km até o trevo de entroncamento entre as BRs 262 e 452. No local, acesse a Av. Ministro Olavo Drummond e siga pelas avenidas Av. José Ananias de Aguiar (Comboio), Av. Geraldo Porfírio Botelho, Av. Tancredo Neves e MG-428.

• Para acesso a Mosaic: virar à direita (sentido Barreiro) no fim da Av. José Ananias de Aguiar.

Acesso pela MG-428 (sentido BR-262)

Av. Tancredo Neves, Av. Geraldo Porfírio Botelho, Av. José Ananias de Aguiar (Comboio), Av. Ministro Olavo Drummond e BR-262.

• Para acesso a Mosaic: seguir pela Av. Geraldo Porfírio Botelho (sentido Barreiro), após a rotatória de acesso a Av. José Ananias de Aguiar.

Link: https://tinyurl.com/yuaax43s

FONTE/CRÉDITOS: PMA
Comentários:
OITAVA
OITAVA