Mulheres negras de Araxá e região que atuam na música ou na dança dentro da cultura popular podem se inscrever no projeto Voz & Corpo – A mulher negra na cultura popular mineira. A iniciativa será realizada em todo o estado de Minas Gerais e vai reunir, em um único espaço on-line, um portfólio unificado com informações, contatos e trabalhos das artistas, facilitando a divulgação e ampliando as possibilidades de contratação.
O projeto é voltado para mulheres negras, pardas e mulheres trans que atuam em manifestações da cultura popular, como congada, folia de reis, samba, capoeira, dança afro, entre outras expressões.
De acordo com a proponente do projeto, Tatiana Mucci, a proposta é organizar essas informações e dar visibilidade às artistas. “O objetivo é criar um grande portfólio unificado das mulheres negras da cultura popular de Minas Gerais. A partir das inscrições, vamos montar um mapeamento dentro do site, com informações sobre quem são essas artistas, onde elas estão e o que fazem. Isso facilita para produtores, prefeituras e eventos encontrarem essas profissionais e conhecerem o trabalho delas”, explica.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até 30 de abril de 2026. Para participar, a artista deve preencher um formulário online com informações básicas, como cidade, área de atuação e trajetória artística.
Após o período de inscrições, uma curadoria especializada vai avaliar as participantes inscritas. A seleção será feita por área de atuação, considerando as informações apresentadas no formulário, a trajetória artística e a relação do trabalho com a cultura popular. Ao todo, serão escolhidas 25 artistas da música e 25 artistas da dança para compor uma vitrine especial, com divulgação ampliada, incluindo mini portfólio, fotos, redes sociais e contatos profissionais.
Tatiana acrescenta que, neste primeiro momento, o principal benefício é a visibilidade. “Muitas vezes essas artistas ficam restritas ao próprio município. Com esse mapeamento e esse portfólio, a gente amplia o alcance e cria oportunidades para que elas sejam conhecidas e contratadas em outras cidades e eventos”, afirma a idealizadora do projeto.
O projeto Voz & Corpo é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio do Governo de Minas Gerais, da Fundação Cultural Calmon Barreto e da Prefeitura de Araxá.
*Mais informações e inscrições*
Site: www.vozecorpo.com.br
Formulário de inscrição - Música: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyyWAX1hj9bymaM9ugbRfhD4YqYTcVc1VaAopPN3UxcBSgPg/viewform?usp=send_form
Formulário de inscrição - Dança: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfe1pXkH2xKiaWePAdvnJC5_zTTToyyT5YdxgtBnKqvEhn1ow/viewform?usp=send_form
Comentários: